Masterclass KINTSUGI – The Art of Golden Repair, 2a. edição | Dom. 15 e 29 SET | mais…

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Masterclass de Introdução ao Restauro KINTSUGI – The Art of Golden Repair – 2ª edição

masterclass de duas sessões, nos domingos de 15 e 29 de Setembro, das 13h às 17h30, num total de 9 horas.

com KRISTINA MAR, artista plástica sediada em Kyoto.

KINTSUGI é um método de restauro japonês com mais de seis séculos, que tem por base o uso da laca natural “Urushi”. O restauro KINTSUGI honra a história da peça enfatizando e enaltecendo os seus danos ao invés de os esconder. As quebras são preenchidas com laca e cobertas por ouro em pó, prata, platina ou até laca Urushi pigmentada, evocando formas da natureza como quedas de água, rios, ramos – é a transformação em algo novo, raro e belo, perpetuando a história da peça original.

Os participantes são convidados a trazer uma peça de cerâmica danificada com dimensões de aprox. 20x20x20cm. Aconselha-se uma peça que não tenha mais do que 2 ou 3 fragmentos para unir. Também devem trazer uma caixa de cartão para acondicionar a peça (com folga), para o processo de secagem e transporte.

Para além da abordagem teórica, a inscrição inclui o uso das ferramentas e materiais indispensáveis à realização do restauro de uma peça por participante, de tamanho médio até cerca de 15 a 20cm. Os trabalhos de aplicação serão efectuados com pó dourado – proveniente de materiais menos nobres do que o ouro – e folha de prata. Se algum participante pretender ensaiar o restauro com ouro de 24 quilates ou folha, deverá manifestá-lo aquando da inscrição (custo adicional: 20€).

Dia 1 – 15 set

  • Introdução à laca japonesa Urushi, as suas origens, características, aplicações e possibilidades. Explicação de materiais e utensílios tradicionais desta técnica. Embora materiais e equipamentos estejam incluídos, Kristina Mar disponibiliza Kits para a continuação da pratica  mediante reserva/encomenda ate ao dia 15 de Agosto.
  • Avaliação e diagnóstico das peças pessoais com vista a definir o processo de restauro. Pode haver várias abordagens, conforme, por exemplo, se as peças já estão coladas com colas industriais, se são antiguidades, peças de uso diário, peças de valor emocional ou objetos que se pretende transformar com um propósito criativo.
  • Limpeza e preparação das peças para as junções. A junção é a “cicatriz” que se vai cobrir com ouro. Esta é uma das fases mais importantes, dado que é nela que se define a forma e a expressão final da sua peça. Evite trazer peças muito danificadas ou com muitos fragmentos para unir.
  • Abordagem e aplicação das técnicas de junção e preenchimento .
  • Imobilização e acondicionamento das peças para o processo de endurecimento da laca.

Dia 2 – 29 set

  • Acabamento e polimento das áreas restauradas com ferramentas de corte, lixa e carvão. São removidos os excessos e polidas as áreas para uma aplicação final de laca antes de se aplicar o ouro. Esta fase é extremamente importante uma vez que é aqui que se definem o detalhe, a minúcia e a perfeição dos acabamentos da sua peça.
  • Finalmente aplicação de pó de ouro, prata, folha dourada ou lacas pigmentadas e desenho da composição final.

 

Sobre a formadora:

Kristina Mar nasceu em Coimbra, em 1964. É formada em Cerâmica Industrial, tendo frequentado engenharia geotécnica e Escultura na Escola Superior de Belas Artes do Porto. Em 1990 durante uma visita a Macau decidiu conhecer a Ásia, viajando e trabalhando, encontrando no Japão formas de estudar técnicas locais com ceramistas nipónicos. Em 1994 torna-se ceramista residente no Parque Cultural de Cerâmica de Shigaraki. Em 1995-96, em part-time, torna-se professora convidada assistente do Departamento de Cerâmica da Universidade de Arte e Design de Kyoto. Em 1996, apenas três anos depois de chegar a Kyoto, na região de Kansai, torna-se ceramista independente. O seu atelier de Kyoto recebe alunos em várias áreas, nomeadamente, na arte do Kintsugi. Exposta e premiada um pouco por todo o mundo, volta a Portugal este mês de Setembro, com uma breve passagem por Sintra, pelo Estúdio, para partilhar os seus conhecimentos sobre Kintsugi, na sua forma mais tradicional.

Referências:
https://www.kristinamar.com/profile.html
A cerâmica de Kristina Mar para o dia-a-dia | JTM
“No Japão as mulheres exercem uma força poderosíssima mas silenciosa” (delas.pt)
À Conversa com… Kristina Mar: cerâmica, arte e viver no Japão (youtube.com)
Quioto: Exposição de Kristina Mar – “Hikari – as memórias da água” – Camões – Instituto da Cooperação e da Língua (instituto-camoes.pt)

 

ADVERTÊNCIAS

Serão distribuídas aos participantes luvas de borracha e máscaras “cirúrgicas” para uso pessoal para o manuseamento da laca e aplicação de pó de ouro em caso de alergias.

A laca Urushi é um produto natural, podendo criar alergias a pessoas sensíveis se for manuseada sem luvas. As alergias que eventualmente possam surgir – se houver um manuseamento ocasional sem luvas dos produtos ou se estes tocarem nalguma parte da pele – são, no entanto, inócuas e não necessitam de nenhum tratamento específico ou médico e desaparecerão facilmente, não apresentando perigo de maior.

 

 

Obs.: Por favor tome conhecimento da nossa política de cancelamentos no rodapé.

Desistências e Devoluções

Desistências de Workshops
Em caso de desistência procedemos à devolução do valor pago ou aceitamos a inscrição para outra sessão do mesmo workshop no futuro, desde que nos seja comunicada até 7 dias antes da data de início do workshop. Não procedemos ao reembolso do valor ou efetuamos trocas de datas depois desse prazo. Na eventualidade de o Estúdio Lazúli ter de cancelar ou adiar a data do workshop os participantes inscritos serão contatados, sendo-lhes dada a opção de reembolso do valor ou de participação num workshop reagendado para outra data.

Devolução de Produtos
Os produtos exibidos no Showroom estão disponíveis na morada do Estúdio Lazúli em Sintra onde podem ser visualizados e verificado o estado e a condição dos mesmos. No essencial, apenas comercializamos produtos manufaturados da autoria de artistas ou artesãos portugueses, produzidos no nosso estúdio ou em segunda mão, vintage ou antigo, pelo que é natural que apresentem deformações, falhas, defeitos ou mesmo marcas do tempo e da sua história. Não aceitamos devoluções destes produtos.

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